<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6259582088889203215\x26blogName\x3dM%C3%A3e+da+M%C3%A3e\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://maedamae.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://maedamae.blogspot.com/\x26vt\x3d9077902671461269726', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>
segunda-feira, 30 de junho de 2008
UMA NOVA LUZ



Aqui vai a história que comentei na última coluna, a das Velas.

Os Markovitz eram uma das poucas famílias judias num bairro sossegado da Pensilvânia, onde os enfeites de Natal iluminavam a rua. Na casa deles, porém um candelabro iluminado – a menorá – na janela lembrava a todos que também era a festa judaica Hanukkak.

Um dia, por volta das 5 horas, Judy Markovitz foi despertada pelo barulho de vidro quebrado. Ela e marido desceram correndo e viram que a janela fora quebrada. A menorá estava no chão, a moldura em pedaços. Devem ter usado um bastão. Quem fez aquilo teve de se espremer por trás dos arbustos para alcançá-la.

Para a família Markovitz, era uma agressão agravada por sua história pessoal. Os pais e a sogra de Judy estiveram em Auschwitz, que seguiram da Ucrânia para os Estados Unidos em 1974. Toda família da mãe dela morreu.
Ela sabia que pessoas mais velhas, como ela, precisavam se sentir seguras, por isso nada lhe contou sobre o incidente. Tentou também proteger os seus filhos. Naquele dia passaram grande parte do tempo em casa, porque o marido teve de mandar trocar a janela. Os vizinhos foram lhes dizer como lamentavam o ocorrido.

Uma dessas vizinhas, que hoje mora na Carolina do Norte, explicou seu raciocínio. Sei que a menorá representa um milagre de Deus antes que nossa fé fosse conhecida como Cristianismo. Sei que houve um rei que disse aos judeus que eles não podiam praticar sua religião.
Quando eles recuperaram Jerusalém e viram que o Templo havia sido profanado, quiseram reconsagrá-lo, mas só encontraram um pouco de óleo, o suficiente apenas para uma noite. Resolveram usá-lo assim mesmo e ele ardeu durante oito noites. Foi um milagre do mesmo Deus que louvamos. O que não compreendo é por que alguém haveria de pegar um símbolo de seu amor e usá-lo para o ódio.

Havia coisas que os Markovitz também não compreendiam. Depois que a janela foi consertada, a família foi para a casa do irmão de Judy, sem saber que os vizinhos estavam trabalhando em outros reparos.

Naquela noite, quando os Markovitz voltaram da visita e entraram na rua, tiveram uma visão extraordinária: quase todas as casas no quarteirão estavam adornadas por uma menorá iluminada.

Vicky Markovitz, filha de Judy, hoje com 18 anos, recorda-se daquelas janelas reluzentes como uma afirmação de compaixão e espírito comunitário. Foi assim como se dissessem: Se quebrarem as janelas deles, terão de quebrar as nossas também. E a luz se espalhou.

Marcadores: , , , , ,



Escrito pela Mãe da Mãe às 08:23
"Dê um pitaco:" 2 Comentários


terça-feira, 24 de junho de 2008
VELAS



A história das velas começa um pouco depois que o homem das cavernas roçou duas pedras e conseguiu o fogo.

A partir desse momento, a necessidade de iluminar o seu habitat passou a ser vital e era preciso levar a luz do fogo para os interiores.

Um monte de cascas de árvores resinosas queimando foram suficientes para dar origem à primeira vela. Daí em diante, era preciso manter a luz acesa por mais tempos e outros recursos foram empregados.

A inteligência humana descobriu que, ao besuntar as cascas de árvores com gordura animal, elas se mantinham acesas por mais tempo. Esta gordura foi sendo aperfeiçoada e as cascas trocadas por produtos vegetais de alta combustão, envolvidos em sebo. Estas foram as velas primitivas, que deram origem às atuais.

Desde os gregos e romanos as candeias estiveram em uso entre ricos e pobres. Foram os candelabros, castiçais, tocos e outros suportes, dos mais sofisticados aos mais simples, que sustentaram as velas que iluminaram a vida noturna da humanidade por muitos séculos.

As velas são importantes em todas as religiões. Estão presentes desde os mais primitivos rituais das religiões ligadas à terra, como o candomblé, a umbanda, o xamanismo etc; até as mais mentais, como os rituais budistas, passando pelas cerimônias judaicas e cristãs, inclusive no catolicismo.

O início do uso das velas, nos primórdios do catolicismo foi difícil, assim como foi difícil o uso dos incensos, pois eram considerados “costumes pagãos”. Do século IV em diante as velas foram assimiladas com honra e destaque nos rituais cristãos – batizados, casamentos, missas e procissões. Até hoje elas estão em altares e oratórios, e são usadas como oferendas votivas a Deus e aos santos.

Estou escrevendo hoje sobre elas, porque li ontem uma historinha emocionante sobre a menorah que os judeus acendem que é para manter a “luz da Torah”.

Na próxima coluna conto pra vocês essa história.

Beijos com muita luz

Arilda

Marcadores: , , , ,



Escrito pela Mãe da Mãe às 17:51
"Dê um pitaco:" 2 Comentários


quinta-feira, 19 de junho de 2008
TOSSE E CHOCOLATE



Estamos na época que quase todo mundo está com tosse. Mudanças bruscas de temperatura, ar muito seco e o inverno chegando.


Eu mesma sou uma das sorteadas e já estou cansada de tanto tossir.


A melhor maneira de tratar a tosse é eliminar a causa, e não reprimir o efeito. Tossir ajuda a expelir a expectoração congestionada ou o pó inalado pelos pulmões, brônquios ou traquéia.


A tosse pode ser causada por infecção ou substâncias irritantes, como fumaça de cigarro ou poeira.


Mas estou escrevendo isso porque li uma pesquisa feita por Omar Usmani que diz o seguinte:
Estamos longe de ouvir o médico dizer “Coma dois chocolates e me telefone amanhã”, mas pode um dia acontecer.


Um estudo mostrou que a teobromina, substância presente no chocolate, foi mais eficaz no tratamento da tosse do que a codeína, ingrediente de alguns antitussígenos. Os pacientes receberam um comprimido de 1 g de teobromina – que equivale a cinco barras de 200 g de chocolate amargo. “Isso chama a atenção para os medicamentos que podem ser descobertos em outras substâncias naturais”


Chocolate pode não ser remédio, mas para quem está com tosse, um pedacinho não vai fazer mal.


Um beijinho doce


Arilda

Marcadores: , ,



Escrito pela Mãe da Mãe às 16:00
"Dê um pitaco:" 3 Comentários


quarta-feira, 18 de junho de 2008
VOCÊ É FELIZ?


Li um artigo que fala sobre um psicólogo, Dr. Ed Diener, e achei bem interessante. Vou tentar me ater somente aos tópicos que achei mais importantes.

Há benefícios concretos que resultam da felicidade – saúde, criatividade, produtividade e até o altruísmo são todos acentuados em gente feliz.

É verdade que os felizes tendem a ser otimistas.

Os felizes se saem melhor em trabalhos complexos e construtivos, pois é mais provável que busquem soluções novas, enquanto as pessoas deprimidas se preocupam mais em não errar.

As pessoas bem-humoradas parecem ter maior probabilidade de resistir às tentações, mas se escorregarem, podem se recuperar, pois têm sistemas imunológicos mais fortes.

As pessoas felizes são trabalhadores mais confiáveis, ganham salários mais altos e tendem a ter maiores oportunidades de entrevistas para empregos.

Descubra se você é feliz fazendo este teste criado pelo Dr.Diener. Indique seu nível de concordância com cada item, usando as respostas de 1 a 7. Depois some os pontos.


7 – concordo plenamente;
6 – concordo;
5 – concordo ligeiramente
4 – nem concordo nem discordo
3 – discordo ligeiramente;
2 – discordo;
1 – discordo fortemente.

  • Minha vida está próxima do ideal.
  • As condições de minha vida são excelentes.
  • Estou satisfeito com minha vida
  • Até hoje, consegui os objetivos mais importantes da minha vida.
  • Se eu pudesse viver de novo, não mudaria quase nada.

Resultado:

31-35 Extremamente satisfeito
26-30 Muito satisfeito
21-25 Ligeiramente satisfeito
20 Neutro
15-19 Ligeiramente satisfeito
10-14 Insatisfeito
5-9 Extremamente insatisfeito

Um beijo cheio de felicidade.

Arilda

Marcadores: , ,



Escrito pela Mãe da Mãe às 16:17
"Dê um pitaco:" 0 Comentários


sexta-feira, 13 de junho de 2008
O SUBCONSCIENTE E AS MARAVILHAS DO SONO



Você leva cerca de oito, em 24 horas, dormindo – ou seja, um terço da sua vida. Esta é uma lei inexorável da vida. Aplica-se também aos reinos vegetal e animal.

O sono é uma lei divina e muitas respostas para problemas nossos vêm quando estamos profundamente adormecidos.

Muitas pessoas têm defendido a teoria de que a pessoa se cansa durante o dia e vai dormir para descansar o corpo, ocorrendo então um processo de recuperação durante o sono. É um engano, pois nada descansa durante o sono. Seu coração, seus pulmões e todos os demais órgãos vitais funcionam enquanto você dorme. Se você como antes de dormir, o alimento é digerido e assimilado. Sua pele também segrega suor e suas unhas e cabelos continuam a crescer.

O seu subconsciente nunca descansa nem dorme. Está sempre ativo, controlando todas as suas forças vitais. O processo de cura realiza-se mais rapidamente quando você está adormecido, pois não há interferência da mente consciente. Respostas notáveis surgem para você quando está adormecido.

A falta de sono pode fazer com que você se torne uma pessoa irritada, mal-humorada e deprimida.

Pode-se dizer com toda a segurança que qualquer ser humano precisa no mínimo de seis horas de sono por dia para gozar de saúde. Os que pensam que podem viver dormindo menos tempo estão logrando a si próprios.
Beijos e durma bem!

Arilda


Escrito pela Mãe da Mãe às 08:11
"Dê um pitaco:" 2 Comentários


quinta-feira, 12 de junho de 2008
ACABE COM O ESTRESSE E RECARREGUE SUA ENERGIA


O estresse, coisa quase que normal nos dias de hoje, pode se apresentar de maneiras diversas.

Já soube de gente que começou a sentir dores no ouvido e na cabeça e chegou a desmaiar, foi para um pronto-socorro e ficou internada por quatro dias. O médico disse que as dores eram consequência de tensão muscular provocada por um nível de estresse muito grande.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking dos mais estressados do mundo, só perdendo para o Japão. Uma pesquisa revela que 70% dos trabalhadores brasileiros vivem sob estresse profissional e 30% sofrem de esgotamento físico, psíquico e emocional em decorrência do trabalho.

Ninguém está imune, independentemente de idade, sexo ou profissão. Mães, gerentes, bombeiros, comissários de bordo, professores e atendentes de callcenter estão sujeitos aos perigos do estresse excessivo e da pouca satisfação no trabalho.

Como fazer para se livrar do estresse e voltar a se sentir entusiasmado? Eis algumas recomendações.

Encontre tempos para si mesmo;

Crie um ritual para se acalmar;

Analise o que você ama e o que odeia no trabalho;

Aceite menos do que a perfeição;

Cuide-se bem, coma alimentos saudáveis, durma bem e exercite-se todos os dias;

Cultive uma rede apoio, encontrando um amigo com quem possa conversar abertamente. Alguém com quem contar quando as coisas ficarem difíceis;

Estabeleça limites com relação ao seu tempo;
Planeje o futuro.

Dando pequenos passos você sentirá que tem o controle da situação e que está pronto para um novo recomeço.

Eu já comecei e espero encontrar vocês nessa minha nova caminhada.

Beijos

Arilda

Marcadores: , ,



Escrito pela Mãe da Mãe às 11:17
"Dê um pitaco:" 3 Comentários


terça-feira, 10 de junho de 2008
Anjos da Guarda



Para cada pessoa sobre a Terra é designado um Anjo da Guarda. Todo ser humano, independentemente de crença, condição social, aparência ou tamanho tem o privilégio de possuir um Anjo da Guarda. Ele está com você onde você estiver, o tempo todo, não importa o que você esteja fazendo. Já foi dito que Deus, quando olha para alguém, vê dois – a pessoa e o seu Anjo da Guarda.

Quando os fazendeiros franceses viajavam sozinhos por uma estrada e encontravam com outro viajante solitário, ambos se cumprimentavam dizendo “Bom dia para você e seu companheiro.”

Para invocar seu Anjo da Guarda, repita todos os dias essa oração:

Celeste amigo, eu o saúdo! Você me acompanha desde o dia do meu nascimento, ou talvez desde antes mesmo de eu ter esta forma física. Eu te amo, por tua constância e o tempo que dedica a mim. Eu lhe agradeço porque sua vida só tem uma meta: Serviço. Eu o abençôo, porque é parte do poder de Deus, expressão de Seu amor.

Divino aliado faça com que eu possa compreender que nunca estou sozinho. Que eu vença a tristeza, o mau humor, a depressão, com a simples invocação da sua presença.

Que eu possa superar meus medos, confiando em seu amparo. Que eu elimine os sentimentos negativos, sabendo que você está sempre do meu lado para me apoiar quando desperto meu desejo para o bem.

Permita que eu olhe sua face para esquecer o passado, confiar no futuro e, por um momento, viver meu presente, esse eterno “agora” que é a forma humana de abordar o infinito.
Invisível companheiro, que eu seja capaz de sentir sua presença na minha vida – para compreendê-lo e amá-lo cada dia mais.

Beijinhos

Arilda

Marcadores:



Escrito pela Mãe da Mãe às 07:57
"Dê um pitaco:" 2 Comentários


segunda-feira, 9 de junho de 2008
JOYCE PASCOWITCH



Aproveitei esses dias que fiquei no hospital para ler. Levei junto duas revistas da Joyce Pascowitch e elas me prenderam do começo ao fim.

Elas têm assuntos variados, sobre qualquer coisa que gostaríamos de saber. Roupas, jóias, objetos para o lar, decoração, viagens, dicas variadas de moda para as estações do ano, culinária, além de diversas entrevistas de pessoas, que para mim pelo menos, eram somente um nome e a revista rasgou um véu e me mostrou que esses nomes são de seres humanos, com todo o tipo de sentimento que qualquer um de nós tem.

É uma revista VIP, mas, se não estamos nesse padrão, ainda assim vamos ficar presos desde a primeira até a última página, que aliás, nos trás palavras da Cabala, muito esclarecedoras e motivadoras.

Já tinha tido acesso à revista, mas como meu tempo era muito curto (vida de quem trabalha fora e é dona de casa) somente tinha folheado e prestado atenção em alguns trechos e me deliciado com as fotos que são sensacionais.

De hoje em diante vou ler todos os meses e garanto que vou conhecer muita gente boa e diferente das que são normalmente entrevistadas.

Voltei com tudo e agradeço aos que me escreveram, ligaram, me visitaram e me paparicaram com presentes perfumados.

Beijo saudável
Arilda

Marcadores: , , , , ,



Escrito pela Mãe da Mãe às 07:35
"Dê um pitaco:" 4 Comentários


segunda-feira, 2 de junho de 2008
Notícias


Aos leitores da coluna, informo que Arildinha está hospitalizada para tratar de uma broncopneumonia leve.

Não é nada grave, mas internada o tratamento é mais rápido, então ela deve ficar por lá mais 1 ou 2 dias.

Beijos

Bel


Escrito pela Mãe da Mãe às 07:35
"Dê um pitaco:" 3 Comentários